As turmas
do maternal vivenciaram uma nova experiência com a proposta da organização de
um mini-mercado. Na rodinha, uma conversa muito simples sobre compras foi realizada:
- Quem já foi no mercado?
- Com quem foi?
- O que tem lá?
- O que compraram?
- O que a mãe (ou pai) usou para pagar as compras?
- Quem já foi no mercado?
- Com quem foi?
- O que tem lá?
- O que compraram?
- O que a mãe (ou pai) usou para pagar as compras?
- Quem
vocês viram trabalhando lá? (profissionais)
Depois de esgotada essa discussão inicial, as notas de dinheiro de brinquedo foram apresentadas.
A professora da turma propôs, então, que a turma brincasse de mercado e foi assim que as crianças organizaram no pátio alguns caixotes reutilizados, mesas e cadeiras com potes, caixinhas, frascos e embalagens vazias de produtos presentes no nosso dia-a-dia. Também utilizaram sacolas de tecido para as compras.
Enquanto brincavam livremente de comprar, vender e transportar suas compras, as crianças puderam desenvolver algumas noções de quantidade, tamanho, leitura de rótulos conhecidos, organização, troca, sistema monetário, profissões etc.
Depois de esgotada essa discussão inicial, as notas de dinheiro de brinquedo foram apresentadas.
A professora da turma propôs, então, que a turma brincasse de mercado e foi assim que as crianças organizaram no pátio alguns caixotes reutilizados, mesas e cadeiras com potes, caixinhas, frascos e embalagens vazias de produtos presentes no nosso dia-a-dia. Também utilizaram sacolas de tecido para as compras.
Enquanto brincavam livremente de comprar, vender e transportar suas compras, as crianças puderam desenvolver algumas noções de quantidade, tamanho, leitura de rótulos conhecidos, organização, troca, sistema monetário, profissões etc.
Foi uma
experiência divertida e bastante proveitosa que culminou com a visita a um mercadinho do bairro.
Adoramos o blog de vocês e essa questão da prática educativa só tem a acrescentar para a formação do indivíduo. Parabéns!
ResponderExcluir